Acupuntura

Pós-graduação / Especialização | Modalidade: presencial

A acupuntura é reconhecida como especialidade na área da saúde desde 1985, é parte integrante do conjunto de terapêuticas classificadas desde 2006 como “Prática Integrativa Complementar” – PIC, mas já faz parte do arsenal terapêutico nos três níveis de atenção a saúde há muito mais tempo. Consiste em inserir agulhas em pontos específicos do corpo, associado com outras formas de estimulação desses pontos (como ventosas, aquecimento, eletroestimulação, laser de baixa potência, etc.), e é praticada há milênios, Os primeiros achados históricos da sua utilização no tratamento de doenças data mais de 4.000 anos. A partir da década de 1960 a acupuntura começou a ser compreendida de maneira científica nos meios acadêmicos, por meio das teorias da neuromodulação e resposta imunológica ao tratamento.

Mercado de Trabalho

Os profissionais de saúde sempre estão em busca de novas formas de cuidar de seus pacientes, buscando por meio de seu aperfeiçoamento técnico e profissional aprender técnicas que sejam menos invasivas aos seus pacientes e mais eficazes, focando de forma ética o bem estar do paciente, tomando por base a visão do holismo em saúde. A humanização no cuidar atualmente é requisito básico e obrigatório para a prática de qualquer profissão da área da saúde, e esse sempre foi o preceito fundamental da acupuntura, como uma técnica integralista e humanista. Todos os conselhos de classe das profissões da saúde de nível superior (Medicina, Odontologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem, Biomedicina, Educação Física, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia, Biologia e Medicina Veterinária), se não reconhecem oficialmente a acupuntura como uma especialidade formal ou habilitação complementar, não proíbem seu par de executar essa técnica, pelo contrário, até incentivam sua prática. A acupuntura pode ser praticada em consultórios, clínicas, hospitais, centros de saúde, academias, entre outros.

Diferenciais e Metodologia

O curso foi elaborado com as bases da recomendação da OMS sobre o ensino da acupuntura, e adaptado para estar de acordo com as normas e legislações brasileiras. Serão ao todo 1.200 horas de curso, em um período de 24 meses. É composto por uma parte baseada nos princípios clássicos da Medicina Tradicional Chinesa, desde sua história até a aplicação da acupuntura nas patologias em todas as clínicas da saúde, e uma parte onde são explanadas as bases científicas da acupuntura, seus mecanismos de ação e a atualização constante de suas bases teóricas e de sua prática clínica, aprendizagem sobre a utilização das técnicas e dispositivos terapêuticos comuns da acupuntura, desde os clássicos (agulhamentos, ventosas, moxabustão, digitopressão) até as tecnologias mais recentes para sua prática (como a eletroacupuntura e a laserpuntura). O curso possui 50% da carga horária total prática (600 horas), sendo 40% (480 horas) de estágio prático ambulatorial e 10% (120 horas) correspondente às horas de aula prática durante as disciplinas ministradas que requerem aperfeiçoamento prático.

Certificação

Universidade Brasil

VAGAS LIMITADAS | GARANTA A SUA